sexta-feira, 27 de março de 2015

Pernambuco celebra Dia Nacional do Circo e do Artista Circense


Recife, Olinda e mais sete cidades recebem programação comemorativa


Para celebrar mais um 27 de março com os artistas, grupos e trupes que transformam proeza e ousadia em espetáculo, o Governo do Estado, através da Secult-PE e FUNDARPE, vai promover atividades em nove municípios pernambucanos. A programação, inteiramente gratuita, inclui apresentações nos circos itinerantes espalhados na Região Metropolitana e também no interior do estado, na sexta-feira (27). Já no domingo (29), uma Mostra Circense, com vários números, vai ocupar a Avenida Alfredo Lisboa – Bairro do Recife, dentro do projeto Recife Antigo de Coração.

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou, por mais de trinta anos, o Circo Piolim. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto (São Paulo). Conhecido mundialmente, Piolim se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

“Antes da popularização da televisão e do cinema, a chegada de um circo em uma cidade simbolizava motivo de festa e alegria para adultos e crianças. Além de palhaços, mágicos, malabaristas e outras atrações, as companhias [circenses] permitiam que as pessoas se reunissem e divertissem por horas e, o que é melhor, por um preço acessível a todos os bolsos. O circo encanta a todo mundo. E a nossa intenção, com essa programação, é dar visibilidade e fortalecer cada dia mais a atuação dos grupos e artistas circenses em nosso Estado”, disse Márcia Souto, presidente da Fundarpe, sobre a importância da ação.

No total, nove companhias pernambucanas vão abrir, na sexta-feira (27), as lonas de seus picadeiros para que o público assista gratuitamente aos espetáculos que costumam apresentar pelas cidades por onde passam. “Como proprietária e artista, é uma honra poder participar dessa ação. É um momento de celebrarmos, junto à plateia – razão maior de nossa arte, essa data tão simbólica para o nosso trabalho e de mostrar também que, embora não tenhamos muito espaço para nossas apresentações, o circo continua vivo e atuante”, afirmou Madalena Smith, que comanda atualmente o Empyre Circus, ao lado do marido Rogério Smith.

Já no domingo (29), com o apoio da Prefeitura do Recife, as atividades circenses ocuparão a Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo. “Vamos contar com números de malabarismo, dos Irmãos Michel, contorcionismo, da Cia. Brincante, mágica, com os ilusionistas Rapha Santa Cruz e Ryan Rodrigues, banda de palhaços, da Cia. Dois em Cena, e a presença especial de Índia Morena, Patrimônio Vivo da nossa cultura”, disse Suenne Sotero – Assessora de Artes Circenses da Secult-PE.


Fonte: Portal Cultura de Pernambuco

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores