Rosilda, índia Pankararu do Brejinho da Serra, uma das representantes do povo indígena, e da Associação Riquezas da Terra, artesã de Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica, uma das Artesã que faz parte dos Projetos FEIRARPE - Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia, (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer) e do Projeto Arte na Feira (Departamento Municipal de Cultura em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher- Formato Feira de Artesanato).
Rosilda mostra o seu grande e incrível talento, com o seu belíssimo e diversificado artesanato da palha do Ouricuri, desde da colheita, ao preparo da matéria prima (palha), a execução da peça.
É um dos artesanato mais rico e original da região. O qual poderia ser classificado como "O Artesanato de Petrolândia".
Rosilda Artesã Índia Pankararu
Syagrus coronata
Foto: Alexandre Sertão
É uma palmeira nativa do bioma Caatinga que pode chegar a ter 12 metros de altura. É conhecida popularmente como dicuri, adicuri, ouricuri, licuri, alicuri, aricuí, aricuri, butiá, butiazeiro, coco-cabeçudo, coqueiro-cabeçudo, iricuri, licurizeiro, nicuri, uricuri, urucuriiba[2] e nicuri-de-caboclo[1] . Seus frutos são comestíveis e de suas sementes pode-se extrair óleo vegetal. As fibras das folhas são matéria-prima para a confecção de chapéus e outros objetos artesanais. Os frutos são amêndoas, e são utilizados na indústria alimentícia para diversos produtos, como também consumido in natura. As amêndoas têm grande quantidade de óleo, variando em torno de 40%, e são utilizadas na fabricação de azeite, e o subproduto, originado da prensa dessas amêndoas, na torta do licuri, usada na alimentação animal.
Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto: Alexandre Sertão
Texto: Alexandre Sertão (Produtor Cultura da FEIRARPE/ PROJETO ARTE NA FEIRA
Fotos: Alexandre Sertão
0 comentários:
Postar um comentário