quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Morre, aos 93 anos, o escritor pernambucano Rubem Franca




Rubem Franca morreu aos 93 anos Foto: Divulgação/Facebook

Morreu na manhã de quarta-feira (21), aos 93 anos, o escritor pernambucano Rubem Franca, reconhecido como o maior conhecedor da vida e obra de Luís de Camões. O anúncio foi feito, por familiares de Rubem, em redes sociais no início desta manhã. 

Além de escritor, Rubem Franca era professor, poeta e médico. Na nota, os familiares informaram que a saúde do mestre estava "bastante delicada nos últimos tempos". O corpo do pernambucano será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a partir das 14h desta quarta.

A cremação acontecerá às 17h, no mesmo local. Em nota, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamentou o falecimento do professor, que lecionou no antigo Ginásio de Aplicação. 

O professor Rubem Franca se formou em medicina pela Universidade do Recife, em 1947, e se licenciou em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia do Recife, em 1952. Entre as diversas instituições em que lecionou, estava o Ginásio de Aplicação, onde ensinava as disciplinas de História e Geografia. 

“Ele foi importante na formação moral de gerações”, disse o docente Antônio Duarte Coêlho, do Departamento de Engenharia Química da UFPE, e que também foi aluno do professor Rubem Franca.

Escritor – O professor Rubem Franca publicou diversos trabalhos, entre livros e ensaios, como “Um passo dos Lusíadas” (Lisboa, 1964) e “Como Entender e Apreciar Camões” (Rio de Janeiro, 1969).Era considerado um dos maiores conhecedores da vida e obra de Luís de Camões. Do ministro da Cultura e da Comunicação da França François Leotard, recebeu, em 1988, o título de Chevalier de L'ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem e das Letras) pelos estudos e desenhos de Victor Hugo.


Fonte: Folha pe.com.br

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive