quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Projeto: FRETE LEGAL, uma ação estratégica de combate ao trabalho infantil realizada em Petrolândia -PE


A Prefeitura de Petrolândia através da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, realizou na manhã dessa quarta-feira (30/12) mais uma ação estratégica de combate ao trabalho infantil.
Recentemente o município foi notificado pelo Ministério Público do Trabalho pela incidência do trabalho infantil.
Com intuito de sanar essa problemática, o município recebe apoio financeiro do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.
A ação de hoje faz parte do Projeto: FRETE LEGAL Sinal com polegar para cima, elaborado pela coordenadora do PETI - Katia Valeria dos Santos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Secretaria de Serviços Urbanos (SESURB) que atualmente beneficiou 12 fretistas.
De acordo com a coordenadora do PETI - Katia Valéria, durante as ações desenvolvidas pela equipe identificamos grande resistência na luta ao trabalho infantil pela sociedade e pela família das crianças/adolescentes, que diz que é melhor trabalhar que roubar. "A população às vezes chega a nos agredir como se estivéssemos prejudicando as crianças/adolescentes por querer tirá-las da situação de trabalho infantil".
O Projeto FRETE LEGAL consiste em apoiar os fretistas maiores de 18 anos, através da formalização de um grupo organizado com intuito de intimidar a exploração do trabalho infantil no mercado público. Inicialmente foi distribuído 01 camisa e 01 calça para identificar os fretistas aptos a desenvolver o trabalho.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social - Anna Tereza, "o trabalho infantil não pode ser naturalizado pela sociedade, o lugar da criança/adolescente é na escola. Não podemos aceitar a exploração da força de trabalho infantil!"
As ações contra o trabalho infantil são realizadas durante todo o ano, através de: Visitas as sorveterias, mercado público, matadouro, campanhas de sensibilização, e encaminhamento de crianças/adolescentes em situação de trabalho infantil para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.
Para o próximo ano estão previstas a distribuição de: Camisa, boné, manguito, protetor solar e crachá, para os fretistas maiores de 18 anos, a realização de audiências públicas, e a elaboração de diagnóstico sobre a incidência de trabalho infantil no município.

Segundo o Prefeito Lourival Simões "a sociedade também precisa apoiar essa luta contra o trabalho infantil. O governo pode apoiar, financiar e executar ações, mas, se a sociedade não contribuir, não avançaremos"!



























Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive