sexta-feira, 13 de maio de 2016

Espetáculo “Sonhos do Palhaço Nuneco” se apresentará em cidades ribeirinhas do Rio São Francisco- 14.05.2016 (Sábado) será em PETROLÂNDIA-PE




DATA: 14 de maio de 2016 (sábado)
LOCAL: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO (Praça dos Três Poderes) -Centro 
HORA: 19hrs.


RAFAEL AMANCIO, CENAS da Novela VELHO CHICO




O espetáculo “Sonhos do Palhaço Nuneco", irá participar do projeto “A Volta pelo Chico”, realizado pela Cartola Produções. Esse espetáculo participou do "Terceiro Encontro Mundial de Palhaços" que ocorreu em 2015, na cidade de Fafe em Portugal, e de alguns outros festivais do estado, como o "Haverá Teatro?" em Vitória de Santo Antão e o "Todos Verão Teatro", em Recife. O espetáculo "Sonhos do Palhaço Nuneco", busca através dos mecanismos repetitivos de um palhaço, nas idas e vidas de uma viajem no sonho, trazer a tona a experiencia amorosa de Nuneco, um palhaço que ao encontrar o seu amor percorre um caminho de sonhos, onde ele descobre que a sua bailarina simplesmente sumiu. Ao descobrir a existência desse amor, ele parte em busca desse sonho de reencontrá-la e viver a imaginação criada a partir do palhaço. O espetáculo já realizou apresentações em várias escolas de Caruaru e vem completando com essa temporada mais de 50 apresentações. A  co-direção do espetáculo foi feita pelo igarassuano Eduardo Machado, Meste em Artes Cênicas pela UFBA, e o texto (roteiro) e direção é do ator Rafael Amancio. "Procuramos através do palhaço tradicional homenagear o picadeiro, o que pra nós é algo muito forte e merece cuidado, e Nuneco surgiu desse sonho por algo melhor, pelo amor", ressalta Eduardo Machado. Com música e em tom desastrado, o palhaço leva o público para uma viagem, onde o amor surge e o conduz. A trama se passa num picadeiro singelo e vivo.



CLICK A BAIXO PARA VER A MATÉRIA COMPLETA



            O público será tocado pela narrativa poética. Os experimentos e todos os exercícios para construção do espetáculo foram baseados nos experimentos exercitados pelo palhaço. Elementos estes que foram adaptados numa dramaturgia própria e de narrativa poética do sonho do próprio palhaço. Por isso o autor é o próprio ator deste espetáculo, tornando-se elemento da história. Os elementos materiais utilizados e a própria cenografia se conectam com o tempo e espaço onde está o universo do palhaço, fazendo com que o público esqueça a simbologia e se apegue a denotações neutras existentes nos elementos. "Mesmo com toda experiencia que um ator possa ter, o palhaço surge como um grande desafio. É difícil, mas é de grande prazer conseguir o sorriso e emoção das pessoas" diz Rafael Amancio. O palhaço através do sorriso, se volta para o seu semelhante e torna aquele momento um sonho real, as brincadeiras, o imaginário, tudo se apresenta ali no pontinho vermelho do seu nariz considerado a menor máscara do teatro. E desde o momento em que se apresenta, busca com toda vontade ser verdadeiro, ingênuo e descontraído. A peça visa auxiliar a descoberta do palhaço interior de cada pessoa, a partir dos seus mecanismos clawnescos, o espetáculo trabalha a linguagem e a poética contemporânea da existência do ser. Além de exercitar a crítica teatral do público, bem como seu desempenho intelectual a partir do seu imaginário acerca do teatro e do palhaço. O circuito irá percorrer 5 (cinco) cidades ribeirinhas, Petrolândia, Cabrobó,  Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, estas em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia. O projeto consiste em levar a essas comunidades ribeirinhas a magia do teatro, especificamente do palhaço. Durante todas as apresentações será produzido um vídeo-documentário, registrando a passagem do palhaço pelas cidades, a produção e montagem , e será exibido na mostra de teatro "Teatro à Gosto", que acontecerá no mês de Agosto em Caruaru."Poder apresentar para as comunidades, tendo um contato direto com os ribeirinhos será marcante dentro da proposta de encenar Nuneco. É um projeto arrojado e inovador, porém a experiência de apresentar as margens do Rio São Francisco será fantástica",  diz Rafael.



            As apresentações de "A Volta pelo Chico" terão início no dia 14 de Maio em Cabrobó, seguindo para Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, com apresentações gratuitas em praças públicas das cidades. Nos dias 18, 20, 21 e 22 o Teatro João Gilberto irá ser palco do espetáculo, encerrando assim esse circuito de apresentações. O ator Rafael Amancio, que interpreta o Nuneco, recentemente atuou da novela "Velho Chico" de Benedito Ruy Barbosa da TV Globo e esse é o primeiro projeto após a participação. 

Patrocínio:

Central de Adubos (Petrolândia-PE)

Apoio: 

Prefeitura de Petrolândia
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Departamento Municipal de Cultura
Nilson Hotel Churrascaria.

Informações: (81) 99873 9061 – MARIANA GRANJA


Fonte: Rafael Amancio.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive