domingo, 17 de julho de 2016

Homem aprende a ler e escrever 37 anos após largar estudo para trabalhar

José Fernando da Silva, de 54 anos, tem o sonho de aprender a ler e escrever.
Ele trabalha como serviços gerais e tem aulas após o expediente no IFPE.



José Fernando Gonçalves da Silva, de 54 anos, trabalha como auxiliar de serviços gerais e abandonou os estudos no 2º ano do Ensino Fundamental para trabalhar. Desde que deixou a escola - há 37 anos - não aprendeu a ler nem escrever. Ele sabe apenas escrever o próprio nome. Após contar para a assistente administrativa Maria Aparecida Ataíde Silva, 45 anos, que tinha o sonho de ler e escrever, a colega de trabalho ministra aulas para ele todos os dias no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Caruaru, no Agreste.

As aulas começaram em dezembro de 2015 e são realizadas na sala da servidora, sempre após o expediente de trabalho dele - no final da tarde. Os dois ficam pelo menos uma hora por dia debruçados sobre atividades de escrita e de leitura. José Fernando só fez até a 1ª Série do Ensino Fundamental e conseguiu "decorar o alfabeto".

"Era um tempo atrasado, não tinha quem incentivasse para estudar"

José Fernando


Nascido em Taquara de São Pedro, na zona rural de Altinho, no Agreste de Pernambuco, a vida de José Fernando foi marcada pela morte da mãe quando ele tinha nove anos de idade e do pai, quando completou dezesseis anos. "Passei a viver de casa em casa", contou ao G1. "Era um tempo atrasado, não tinha quem incentivasse para estudar", relembrou.

Ele entrou na escola aos 12 anos e abandonou os estudos para trabalhar em uma padaria, aos 17. Lá, ficou por dezenove anos. Saiu para fabricar tijolos e logo depois foi para o IFPE, onde conheceu Maria Aparecida. Mesmo após seis anos de convivência, ela só descobriu que ele não sabia ler durante uma conversa sobre "sonhos".
Enquanto ela dizia que tinha o sonho de ir para um cruzeiro, José Fernando contou que sonhava aprender a ler e escrever para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. "Perguntei se ele não sabia mesmo, porque a maioria dos empregos exige pelo menos o [Ensino] Fundamental. Pensei que era brincadeira. Então disse: 'se for assim eu tenho a condição de realizar o seu sonho'", disse Maria Aparecida.

Maria Aparecida ensina José Fernando a ler e escrever em Caruaru (Foto: Kamylla Lima/G1)


Ela pegou emprestada uma cartilha de alfabetização do filho de uma vizinha. "Comecei ensinando as sílabas simples. Hoje, as palavras mais simples ele já lê, mas com o tempo ele vai melhorar", explicou a assistente administrativa. Após os meses de estudo, José Fernando contou que já avança no aprendizado.

"Têm umas plaquinhas que eu já leio, como 'saída', 'entrada' e os nomes dos ônibus. Antes eu sempre perguntava às pessoas antes de pegar a condução. Escrevo também os nomes 'Caruaru' e 'Altinho'. Devagarzinho estou desenrolando", disse José Fernando. Divorciado após um casamento de 28 anos, pai de dois filhos - que estudaram até o Ensino Médio - ele se disse "feliz" com o aprendizado e afirmou que pretende "dar continuidade às aulas".
"Para mim, é uma satisfação [ajudar José Fernando] porque as pessoas passam pelas outras com tanta indiferença e ali do nosso lado tem um ser humano que está precisando de tão pouco. Podemos fazer um favor, uma delicadeza e isso é tão raro hoje. Devemos olhar para as pessoas que estão ao redor", disse Maria Aparecida.

fONTE: do G1 de Caruaru

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive