terça-feira, 12 de maio de 2015

HISTÓRIA DE PETROLÂNDIA


LENDAS 

Significado e Conceitos

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito.Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.

Muitos pesquisadores, historiadores ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


AS DUAS PRINCIPAIS LENDAS DE PETROLÂNDIA


 SERROTE DO PADRE

Petrolândia Velha, Foto: Acervo de Alexandre Sertão
Alexandre Sertão
O Serrote do Padre é Tombado pelo IPHAN
(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)   


A história de amor de um Padre que se apaixonou por uma Jovem da comunidade, e juntos fugiram, foram perseguidos, esconderam-se em uma gruta na serra, em Petrolândia, na época Jatobá, os perseguidores tocaram fogo na entrada da gruta, levando-os a morte; devido a tal acontecimento passaram a chamar de Serrote do Padre. Os mais antigos afirmam que à noite sempre ouvia o choro dos amantes apaixonados, Até os dias atuais não se tem indícios dos restos mortais do corpo do Padre e a moça.



 PEDRA DE NAIR

Pedra de Nair
Informação Cícero Costa (Música/Departamento de Cultura
)


Cais Dom Pedro II no ano de 1981,
próximo se localizava a Pedra de Nair
Foto: Eli Claudino



A lenda da Pedra de Nair, conta-se os mais antigos, que uma moça muito bonita, com longos cabelos pretos, sempre ia tomar banho e lavar roupa no Rio São Francisco, sempre escolhendo a mesma pedra, era uma pessoa muito alegre que vivia sempre sorrindo e cantando, gostava de pular da pedra quando ia tomar banho; um dia ao pular desapareceu; apesar das buscas, seu corpo nunca foi encontrado, segundo a lenda ela se encantou. Desde o seu desaparecimento, os moradores passaram a chamar de Pedra de Nair, algumas pessoas afirmavam que à noite sempre  viam ela sentada na pedra cantando, como uma sereia.

Share:

2 comentários:

  1. Á História de Petrolândia é fantástica, simplizmente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Á História de Petrolândia é fantástica, simplizmente maravilhosa.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive