sábado, 19 de março de 2016

19 DE MARÇO, DIA NACIONAL DO ARTESÃO


Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra tekton, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho. De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros. Naquela época, praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

Fonte: Jornal Cidadania


Os evangelhos não falam literalmente que Jesus fosse um carpinteiro. O seu pai, José, era carpinteiro, como conta Mateus 13,55: 

Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? (veja também Marcos 6,3)

Nós sabemos bem pouco sobre Jesus, até quando ele começa o seu ministério público, quando tinha 30 anos. Era normal que uma pessoa da sua idade tivesse o seu trabalho quotidiano. Naquele período, mais do que agora, era natural que o filho seguisse os passos "profissionais" do pai. É daí que deriva a dedução que também Jesus teria trabalhado como carpinteiro.

Seria interessante também verificar o sentido da palavra grega "tékton", que na maioria das línguas se tornou "carpinteiro". A nossa ideia de "carpinteiro" é muito moderna e limitada ao trabalho com a madeira. Pode ser que a palavra grega usada tivesse um significado mais geral, como por exemplo "construtor".

fONTE: abiblia.org

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive