terça-feira, 29 de março de 2016

LITERATURA DE CORDEL : MERGULHANDO NO PASSADO, Poeta Tony Xavier


MERGULHANDO NO PASSADO

Acabei mergulhando no passado
Pra sentir novamente a liberdade
Eu andava um tanto angustiado
Curioso pra ver a realidade
Eu confesso que foi um desafio,
Mergulhar lá nos fundos de um rio,
Pra rever novamente uma cidade.

Eu nem sei quanto tempo já passou
Mas é duro aceitar a realidade
Tantas marcas no peito aqui ficou
Eu não sei pra quê tanta crueldade
Muitas vezes até nem acredito,
Só parando e pensando é que reflito,
Aí vejo que tudo é verdade.

PETROLÂNDIA e Barreiras que saudades
Vou tentar desvendar esse segredo
Vou seguir minha curiosidade
Pra ver tudo outra vez eu vou sem medo
Ver às terras que era o meu lugar,
E os escombros da casa vou tocar 
Nem que seja com à ponta dos dedos.

E assim com coragem eu parti
E nas águas do Lago mergulhei
Nos caminhos diversas coisas vi
Outras coisas estranhas encontrei
À saudade de tudo era tanta,
Uma angústia e um nó na garganta,
E sentindo tristezas eu chorei.

No primeiro lugar onde cheguei
Foi lá no povoado de Barreiras
Sem controle confesso que chorei
No exato lugar que era à feira.
Com os olhos vermelhos marejados
Fui seguindo olhando para o lado,
Onde era a rua da mangueira.

PETROLÂNDIA seria o destino
E assim fui cumprindo à missão
Tão Feliz igualmente um menino
Fui direto pra velha estação.
E lembrando os meus tempos de atleta,
Mergulhei e segui em linha reta,
Fui parar no Estádio 'O Hiltão'

E por lá terminei minha jornada
Vi que tudo ficou bem diferente
Tantas casas ali abandonadas
Onde nelas viveram muita gente.
Mas agora aquilo acabou,
É de tudo à saudade é que ficou,
Às lembranças estão sempre presentes.

Mas gostei do passeio que eu fiz
Mesmo sendo assim nos pensamentos
À saudade no peito tem raiz
Que causa um grande tormento. 
E assim vou viver pra vida inteira,
Pra lembrar PETROLÂNDIA e Barreiras,
À cidade de todos os momentos.

TONY XAVIER - O Poeta do Povo
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive