terça-feira, 26 de abril de 2016

LANÇAMENTO DA 5ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA- Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia-PE


No dia 25 de Abril de 2016, a Secretaria Municipal de Educação, de Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica, realizou no Centro Cultural Hildebrando Menezes, o lançamento da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa, sobre a organização de Alexandrina de Souza Neta (Secretária Municipal de Educação), e Sydcleide da Silca Novaes (Representante da Olimpíada de Língua Portuguesa no município), e equipe. 

TEMA: "Do Lugar Onde Vivo, O Saber de Todos Nós";

TRABALHOS DOS GÊNEROS: Poema, Crônica, Memórias Literárias, Artigo de Opinião.

CONVIDADOS PARA  LANÇAMENTO:

Edna Silva (Professora)
Auster Marques (Músico)
Eduardo Alcântara (Empresário e Produtor de Vídeos)
Alexandre Sertão (Poeta- Produtor Cultural)


Edna Silva, alou da importância da Olimpíada para as crianças, e do papel crucial do professor nesse processo de elaboração, e incentivo aos alunos que participarão da Olimpíada;

Eduardo Alcântara, falou do trabalho realizado na produção do vídeo: Petrolândia, 105 anos (em 2014), homenagem aos 105 anos de emaciação politica de Petrolândia, e a Ruy Sá, compositor da música, Recordações, a qual relata as memórias de Velha Petrolândia (submersa), filmado em lugares diferentes, com músicos do município, no qual Auter um dos convidados, participou com baterista.

Alexandre Sertão, falou da importância, de um resgate cultural, das raízes da Petrolândia submersa, mas que isso só será possível, se existir um despertar, e uma valorização para a cultura atual, na oportunidade recitou 2 dos seus poemas em homenagem a Petrolândia.


Petrolândia Cidade Especial

Parabéns Petrolândia

Cidade do hoje, com olhar promissor no amanhã,
Com um futuro nas mãos do teu povo
Cada um, com sua forma de agir
Unidos transformando essa comunidade
Que cresce, se educação, se prepara
Para os desafios diários.
Parabéns para nossa gente,
Esse povo guerreiro que se ergue
E luta pelos sonhos e realizações.
Petrolândia de emoções
De conquistas, aonde a vida se refaz
Terra de esperança, na experiência da nossa gente,
Nos sonhos de nossas crianças,
Na força da nossa juventude.
Terra de uma natureza sem igual
Petrolândia cidade que amo
Um amor mais que especial.


Alexandre Sertão

01 de Julho de 2015
106 anos de Emancipação Política

__________________________________


PETROLÂNDIA, UM GRANDE PRESENTE DE DEUS

Falar o que?
Dizer da saudade que o meu peito ainda invade,
De tantas coisas que perdi, 
De dores que no peito senti,
Por ver minha infância afogada
Naquela impiedosa água?

Falar o que?
Dizer dos sonhos que ficaram?
Das ilusões, e medos que me acompanharam?
Ganhar uma casa, que não era de aluguel?
O que importava? Barreiras sim! Para mim era o céu!

Tanto tempo se passou,
E eu neste momento aqui estou, 
Em uma nova terra, desenvolvida, isso é verdade!
Com ilusões, e realidades!
Buscas, encontros, lembranças.
Saudades!
Em uma terra de esperança.
Um nova e encantada cidade.

Cantinho do meu coração
Meu pé de serra!
Calor da minha paixão
Minha Petrolândia tão bela.

Terra minha, vida minha!
Meu amor por te é antigo,
Certo dia pensei, que tinha eu te perdido
Mas novamente te encontrei,
E esse amor menino, se fortaleceu
E novamente, sempre, por ti me apaixonei. 
E agora eu sou teu.
Meu Amor Petrolândia. 
Um grande presente de Deus.

Alexandre Sertão
06.03.2016.


Homenagem aos 28 anos de Transição da Velha Petrolândia (Submersa), pelas águas do Lago de Itaparica através da Hidroelétrica Luiz Gonzaga, em 6 de Março de 1988,  para a Nova Petrolândia. 






Alexandrina de Souza (Secretária de Educação)

CLICK A BAIXO PARA VER MAIS IMAGENS









Eduardo Alcântara 

Alexandre Sertão

Sydcleide ( Representante da Olimpíada de Língua Portuguesa no município)
Alexandre Sertão (Poeta)


fOTOS: Beto design/Alexandre Sertão 



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive