segunda-feira, 11 de abril de 2016

Literatura e Cultura Popular marcam segunda edição do projeto “Outras Palavras”


Cerimônia que destinou 240 livros às bibliotecas do IFPE contou com a participação de artistas pernambucanos.

           Jan Ribeiro/Fundarpe
Mestre Galo Preto abrilhantou a cerimônia com seus cocos e repentes 


A união da Literatura com a Cultura Popular. É assim que podemos definir o lançamento da segunda edição do projeto Outras Palavras, que aconteceu na tarde da quinta-feira (7/4), no auditório do Instituto Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária (Recife). Com a participação dos ganhadores do 1º Prêmio Pernambuco de Literatura, Delmo Montenegro e Bruno Liberal, da poetisa Cida Pedrosa e do mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de nosso Estado, o evento marcou a entrega de 240 publicações, entre livros de contos, poesia, romance e narrativa de patrimônios culturais, que, a partir de agora, integrarão o acervo das bibliotecas do IFPE no Recife, Olinda, Abreu e Lima, Ipojuca, Barreiros, Paulista, Igarassu, Pesqueira, Afogados de Ingazeira, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Palmares. “Esse projeto atende a duas perspectivas. Uma de fazer com que cada vez mais os estudantes desenvolvam o hábito da leitura e a outra é incentivar a leitura de obras de autores pernambucanos”, disse a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Coordenadora do projeto, a vice-presidente da Fundarpe, Antonieta Trindade, destacou a presença dos autores no encontro e disse que a intenção do Outras Palavras “é, cada vez mais, aproximar as escolas de pautas vinculadas à cultura e à arte“. Já o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, parabenizou a equipe que encabeça o Outras Palavras e enfatizou que a iniciativa, ao promover essa integração entre vários campos do saber, auxilia o “desenvolvimento do senso dos alunos e permite que eles criem, através da literatura, mecanismos para defender os valores mais elevados da natureza humana, como respeito, tolerância e compaixão pelo semelhante“.

           Jan Ribeiro/Fundarpe
O secretário Marcelino Granja fez questão de ressaltar o papel da literatura
 na formação do senso crítico dos alunos 

A diretora de extensão do IFPE, Jeanne Medeiros. agradeceu a doação e frisou que a difusão/valorização da cultura é um dos princípios basilares da instituição de ensino. “Para nós, que fazemos o IFPE, é uma felicidade muito grande recebermos esses kits. Esperamos que, com isso, possamos estimular ainda mais o interesse dos alunos pela literatura e fazer com que futuramente alguns deles se tornem autores também”, disse.

           Jan Ribeiro/Fundarpe
O debate reuniu os escritores Bruno Liberal, Cida Pedrosa e Delmo Montenegro 

            Jan Ribeiro/Fundarpe
O grupo Arte em Movimento criou uma performance cênica para os poemas do livro Rinoceronte Dromedário, 
do poeta pernambucano Helder Herik 


A programação ainda contou com um debate entre os escritores vencedores da primeira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura, Bruno Liberal e Delmo Montenegro. A conversa, que teve a participação dos estudantes, foi mediada pela escritora Cida Pedrosa, amiga de longa data dos autores convidados. Integrantes do grupo Arte em Movimento, do Campus Recife, também apresentaram a performance baseada no livro Rinoceronte Dromedário, de autoria do poeta pernambucano Helder Herik.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do mestre de coco Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, que deixou todo mundo encantado com seus repentes e cocos bem humorados e cheios de cadência.

O projeto - Outras Palavras é uma ação continuada e estratégica da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura. Em 2015, ano de seu lançamento, o projeto atingiu estudantes e professores de 120 Escolas Técnicas e de Referência da Região Metropolitana do Recife, com a entrega de 1.440 livros para as bibliotecas desses centros educacionais.

Confira a lista dos livros entregues pelo Governo do Estado ao IFPE:

1) O livro de Corintha, de Fernando Monteiro (romance)
2) Recife, No Hay, de Delmo Montenegro (poesia)
3) Discursos e Anatomias, de Joseilson Ferreira (poesia)
4) O Metal de que somos feitos, de Walther Moreira Santos (contos)
5) Olho morto amarelo, de Bruno Liberal (contos)
6) Dois nós na gravata, de Rômulo César Melo (contos)
7) Rinoceronte Dromedário, de Helder Herik (poesia)
8) Associação Robert Walser para Sósias Anônimos, de Tadeu Sarmento (romance)
9) Ascensão e queda, de Wander Shirukaya (romance)
10) êxodo, de Carlos Gomes (poesia)
11) Caninos amarelados, de Mario Filipe Cavalcanti (contos)
12) Manuscritos em grafite, de Rejane Pachoal (contos)
13) Watsu, de José Juva (poesia)
14) Nós, os bichos, de Luiz Coutinho Dias Filho (contos)
15) Patrimônios Vivos de Pernambuco, de Maria Alice Amorim (Secult-PE e Fundarpe)


Fonte: Cultura.pe

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

PETROLÂNDIA-PE

PETROLÂNDIA-PE
Lago de Itaparica - Prainha- Mirante da Serrota- (Foto: Alexandre Sertão) - Vista da BR 316

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)

Mirante da Serrota (foto: Alexandre Sertão)
Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Blog Archive